Dicas

Por que devo pensar em ergonomia para os móveis do escritório?

Em um projeto, pensar na ergonomia dos móveis de escritório faz toda diferença não apenas na estética do ambiente, mas também na saúde e bem-estar de quem o utiliza. A ergonomia é uma ciência, e ela estuda a relação do homem com o trabalho, e é aí que entram os móveis ergonômicos. Projetar móveis ergonômicos para o local de trabalho, possibilita conforto, segurança, e consequentemente, mais saúde, resultando em mais eficiência e produtividade no dia a dia. 

Saúde: pensar em soluções ergonômicas é pensar em conforto para os colaboradores. Dessa forma, a tendência de desenvolver alguma doença por conta das atividades funcionais, são menores. Além dos móveis, é preciso pensar em iluminação, barulho do ambiente e a temperatura. Trabalhar de forma desconfortável, contribui para dores nas articulações, tendões, nervos, ossos, e até mesmo visão e audição. Uma postura correta, previne dores e cansaço.

Mais produtividade: colaborador que trabalha com conforto produz mais e tem mais ideias criativas! Investir em móveis ergonômicos otimiza espaços, constrói locais de trabalho mais organizados e confortáveis. Já pensou trabalhar em um local onde a mobília não cause dores e nem te deixe cansado? 

Como escolher?

Mesas: as mesas precisam ter superfície apropriada para o que será utilizado de material em cima. Mesas com formato redondo ou oval são mais indicadas para reuniões. Em forma de L são boas para quem usa computador e precisa de um espaço livre para escrever. Retangulares servem para qualquer funcionalidade. Para ser ergonômica, a mesa deve ficar a 74 cm do chão. 

Cadeiras: antes de escolher as cadeiras é necessário pensar em qual tipo de trabalho você vai desenvolver. Quem passa mais tempo no computador, deve usar cadeiras com apoio para os braços. As cadeiras ergonômicas devem ter ajustes de altura e para a coluna. As pernas devem ficar paralelas ao chão, e o ideal é que tenham apoio com 5 rodízios. 

Armários: armários fechados mantém a organização, tanto de arrumação quanto de limpeza. O ideal é que cada estação de trabalho tenha um gaveteiro para cada colaborador organizar seus pertences e objetos de trabalho. 

Anterior Proximo