Dicas

Como ter colaboradores mais engajados e evitar a insatisfação no trabalho?

Profissionais insatisfeitos são um grande problema para líderes e organizações, como maiores taxas de absenteísmo, rotatividade e a diminuição do desempenho e da produtividade dos colaboradores. Um indivíduo que não está feliz desempenhando as suas atividades não terá satisfação necessária para fazê-las com qualidade.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo consultor de carreiras Fredy Machado, cerca de 90% das pessoas estão infelizes em seus trabalhos. Desse percentual, 36,52% dos profissionais estão infelizes com o trabalho que realizam e, 64,24% gostariam de fazer algo diferente do que fazem hoje para serem mais felizes.

As causas para essa infelicidade vão desde a má gestão, a falta de feedback e de reconhecimento.

Para evitar esse cenário, é fundamental adotar práticas de reconhecimento do trabalho dos colaboradores, além de fazer mudanças no gerenciamento.

 

Má Gestão
Apontada como uma das maiores causas de insatisfação, a má gestão indica que a empresa precisa rever seu planejamento estratégico e seus processos.

O ideal é deixar a gestão de pessoas a cargo de um funcionário da área de recursos humanos, ou então ter um setor inteiro para tratar disso (vai depender do porte da empresa).

 

Falta de feedback
O feedback é uma prática muito importante para os líderes e gestores, pois incentiva o colaborador a melhorar a atuação profissional, além de dar um retorno sobre os resultados e desempenho apresentados por ele. 

Lembre-se: sem essa resposta, geralmente, o funcionário tem dificuldades para perceber os próprios erros e acertos.

 

Falta de reconhecimento

Reter talentos na empresa se torna uma tarefa difícil se os profissionais não recebem reconhecimento pelo trabalho. Mais do que apenas conceder o salário, a liderança deve valorizar os empregados, elogiando aspectos positivos e motivando para a melhoria constante.

Então, para manter a insatisfação longe dos colaboradores de seu negócio, reconheça os resultados que eles trazem à empresa e não esqueça dos comentários positivos no feedback.


Conclusão

Vimos que a insatisfação no trabalho pode estar ligada a vários fatores, sejam eles externos ou internos. 

Com as dicas citadas no texto você pode analisar se está cometendo algum erro na gestão que pode levar seus funcionários à insatisfação no trabalho. 

Revise sempre que necessário seu planejamento, pense em estratégias de motivação e não esqueça o feedback.

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